Contribuições dos Sistemas de Tubulação de Cobre na Certificação LEED®

Contribuições dos Sistemas de Tubulação de Cobre na Certificação LEED®

O que é Certificação Leed®?

Leadership in Energy and Environmental Design ou Leed®, é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países, e tem o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade.

Atualmente a Certificação Leed está na versão 4.1 e lançou versões beta para edifícios existentes (LEED v4.1 O + M), novas construções (LEED v4.1 BD + C) e interiores (LEED v4 .1 ID + C).

O Leed® é composto por um conjunto de boas práticas sobre a utilização de estratégias voltadas a melhorar o desempenho ambiental de uma edificação durante seu ciclo de vida. 

Utiliza sistemas de qualificação desenhados para medir construções comerciais, institucionais e residenciais, tanto novas quanto já existentes, incluindo remodelações. 

O Leed® possui 4 tipologias, que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento, e essas tipologias analisam 8 áreas:

 

Cada área possui Pré-requisitos e Créditos.

 Pré-requisitos: Ação obrigatória em qualquer empreendimento que busque a certificação. Não cumprindo um dos diversos pré-requisitos, o empreendimento fica impossibilitado de receber a certificação.

Créditos: Créditos são ações que o Leed sugere, sempre focadas em performance de desempenho. A medida que o empreendimento assume tal ação, recebe uma pontuação.

110 é o total de pontos possíveis em todas as tipologias. Os pontos são conquistados à medida que o empreendimento aplica os créditos sugeridos pelo LEED.

Os critérios Leed a serem avaliados são:

 

►Projeto integrado (IP)

►Localização e transporte (LT)

►Implantação (SS)

►Eficiência do uso da água (WE)

►Energia e Atmosfera (EA)

►Materiais e Recursos (MR)

►Qualidade Ambiental Interna (IEQ)

►Inovação (IN)

►Créditos Regionais (RP)

 

Fonte: Green Building Council Brasil - www.gbcbrasil.org.br

 

Benefícios do LEED®

 Os benefícios para uma edificação em possuir a certificação Leed são inúmeros. Os principais são:

Benefícios Econômicos: Diminuição dos custos operacionais, diminuição dos riscos regulatórios, valorização do imóvel para revenda ou arrendamento, aumento na velocidade de ocupação, aumento da retenção e modernização e menor obsolescência da edificação.

 ►Benefícios Ambientais: Uso racional e redução da extração dos recursos naturais, redução do consumo de água e energia, implantação consciente e ordenada, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental e redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.

 ►Benefícios Sociais: Melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes, inclusão social e aumento do senso de comunidade, capacitação profissional, conscientização de trabalhadores e usuários, aumento da produtividade do funcionário, melhora na recuperação de pacientes (em Hospitais), melhora no desempenho de alunos (em escolas), aumento no ímpeto de compra de consumidores (em comércios), incentivo a fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais, aumento da satisfação e bem estar dos usuários e estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável.

 Brasil: 5º Lugar no Ranking de “Edifícios Verdes” Certificados

Dados de 2020 divulgados pelo USGBC (United States Green Building), mostram que o Brasil ocupa a 5ª posição entre 180 países no ranking mundial de sustentabilidade.

Atualmente, são mais de 1.500 construções sustentáveis no país – 641 já registradas e 50 milhões de metros quadrados ainda em busca da Certificação GBC Brasil Condomínio®.

Segundo Raul Penteado, presidente do Green Building Council Brasil, o valor total de vendas nos edifícios registrados ou certificados pela GBC Casa&Condomínio (para projetos do setor residencial) somava R$ 4 bilhões em 2020. “Esses empreendimentos aliam desenvolvimento econômico à redução média de 25% em energia, 40% a 60% em água, desviam mais de 80% dos resíduos de aterros sanitários e impactam positivamente a saúde e o bem-estar das pessoas”.

Portanto, a partir desses números do Brasil, ao que tudo indica, o futuro das construções sustentáveis é muito promissor e nada distante da realidade atual.

Importância do Cobre nas Certificações LEED®

Para a indústria do cobre é de extrema importância melhorar o desempenho ambiental de seus produtos finais utilizados em construções. E atualmente, esse é um tema em pauta devido ao comprometimento das indústrias com a redução do impacto ambiental em suas fábricas.

O cobre é um dos materiais mais utilizados para a condução de água e outros fluidos, transmissão de energia elétrica, fabricação de uma grande variedade de produtos hidrossanitários, para a captação, armazenamento e transformação de energia, na iluminação e ornamentação, entre outros.

O cobre e suas ligas asseguram o ótimo desempenho das mais novas tecnologias, incluindo sistemas de ventilação e ar condicionado (HVAC) de alta eficiência, iluminação e sistemas elétricos, além das últimas gerações de células fotovoltaicas.

E o cobre contribui para a obtenção dos créditos LEED® pela economia de energia e redução da pegada de carbono de um edifício. Ainda que nem todos os usos do cobre se apliquem diretamente aos créditos LEED®, essas aplicações apoiam os objetivos fundamentais para potencializar a eficiência energética e diminuir o impacto sobre o meio ambiente.

Portanto, a indústria do cobre pode contribuir muito com seus sistemas de tubulação nos edifícios que pretendem obter a certificação LEED® para Novas Construções e Grandes Reformas (BD + C).

Utilizando produtos feitos de cobre para a tipologia BD + C, podem ser atribuídos créditos e consequentemente, aumenta a pontuação daquela edificação.

Nos próximos artigos, iremos dar exemplos de como o cobre pode contribuir para o aumento da pontuação em Novas Construções e Grandes Reformas (BD + C). Fiquem ligados!

 

 

 


Compartilhe: